CLÁUDIA BRAGA TEIXEIRA
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista e em Artes Plásticas pela FAAP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem experiência nas área de Artes e Psicologia com ênfase em Comunicação e Semiótica (Fonte: Currículo Lattes)
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Como Ana Hatherly, poeta experimental português que fez uma interessante leitura do cubo de sensações, também busquei interpretá-lo, criando para cada sensação ou lado do cubo uma imagem e uma sentença correspondente.
Para reproduzir, a partir dos diversos modos de manipulação do cubo, uma narrativa em quadrinhos tradicional e de caráter combinatório, procurei a ambiguidade desses mesmos elementos verbais e pictóricos, mantendo como dominantes as formas circulares e o tema relacionado às mesmas (mundo, bolas de gude, clivagem, olho):
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DIMENSÃO. Revista Internacional de Poesia Ano XIX –
NO. 28/29. Editor: Guido Bilharino. Uberaba, MG: 1999. 312 p.
No. 10 883 Ex. biblioteca de Antonio Miranda
“Como Ana Hatherly, poeta experimental portuguesa que fez uma interessante leitura* do cubo de sensações,
também busquei interpretá-lo, criando para cada sensação
ou lado do cubo uma imagem e uma sentença correspon-dente. Para reproduzir, a partir de diversos modos de ma-
nipulação do cubo, uma narrativa em quadrinhos tridiomen-
sional e de caráter combinatório, procurei a ambigüidade
desses mesmos elementos verbais e pictóricos, mantendo
como dominantes as formas circulares e o tema relacionado
às mesmas (mundo, bolas de gude, clivangem, olho). (...)
Tal dominância visou a representara uma estrutura circular
dentro de uma quadrangular.”
*Ana HATHERLY. O cubo das sensações e outras práticas sensacionalistas
em Alberto Caieiro. pp. 61-79
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Página publicada em outubro de 2024
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